terça-feira, 15 de março de 2011

Pra quem tem duvidas sobre a oceanografia

De acordo com o site da Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), “a Oceanografia é a ciência que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos. É uma ciência multi, inter e transdisciplinar, que requer conhecimento geral e integrado de matérias aparentemente distintas, como Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química”.
O professor Moyses Tessler, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), propõe um exemplo para ilustrar a abrangência da Oceanografia: “Suponha um acidente numa plataforma de petróleo. Um biólogo marinho chega com o conhecimento sobre as espécies afetadas; um químico, sobre a composição do petróleo derramado; um geólogo, sobre as características do solo oceânico; já um físico pode contribuir com os cálculos sobre o movimento e a temperatura das correntes marítimas. Mas é o oceanógrafo quem vai amarrar todas as partes num quadro único, ele estuda a interface entre todos esses processos”.
Assim como na parábola dos cegos que apalpam diferentes partes de um animal sem entrar em acordo sobre a sua natureza, cabe ao oceanógrafo “enxergar o elefante”. O desafio, reconhece Tessler, é que ainda há muito o que ser descoberto sobre os elefantes chamados Oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário